Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Paepalanthus barbiger Silveira VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 22-01-2014

Criterio: D2

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Herbácea endêmica do estado de Minas Gerais, tem distribuição restrita aos arredores da Serra do Cipó, onde é frequente no Pico do Breu (Giulietti et al., 2009; 2013). É encontrada também no município de Jaboticatubas, na Serra da Catinga e no município de Conceição do Mato Dentro (CNCFlora, 2013). Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça em função das suas localidades de ocorrência. Suspeita-se que sofra com a perda da qualidade do hábitat, devido a ameaças como o fogo, o turismo (Sano, com. pess.; MMA/ICMBio, 2009), a invasão de espécies exóticas e a agricultura (Sano et al., 2010). Caso essas ameaças não sejam controladas, a espécie pode ser transferida para uma categoria de risco de maior preocupação em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Actinocephalus barbiger (Silveira) F. N.Costa;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Paepalanthus barbiger ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Fl. Serr. Min. 47. 1908.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2013), na Serra do Cipó, onde é frequente no Pico do Breu (Giulietti et al., 2009). Ocorre também no município de Jaboticatubas, na Serra da Catinga (G.M. Magalhães 18967), e no município de Conceição do Mato Dentro (A. Macedo 3001).

Ecologia

Erva com caule curto; de ocorrência no Cerrado (Giulietti et al., 2013).

Reprodução

Erva monoica (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O turismo, comum na região, muitas vezes ocorre de maneira desordenada, sendo assim considerada uma atividade conflitante existente no Parque e Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009). O Pico do Breu é uma área fortemente impactada pela ação humana (Sano, com. pessoal).

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência local
Severidade low
Detalhes O Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó descreve a invasão de espécies exóticas com um dos conflitos existentes no interior do Parque (MMA/ICMBio, 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O aumento da incidência de incêndios de natureza antrópica é um dos principais problema existente no Parque Nacional da Serra do Cipó (Sano, com. pessoal; MMA/ICMBio, 2009).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A espécie ocorre no estado de Minas Gerais, onde as culturas agrícolas estão entre ameaças existentes para a vegetação nativa (Sano et al., 2010).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A pecuária é uma atividade desenvolvida de maneira preocupante para a conservação do Cerrado na região de ocorrência da espécie, no estado de Minas Gerais (Sano et al., 2010).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó, MG.

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

- Giulietti, A.M.; Andrade, M.J.G; M.; Sano, P.T. Eriocaulaceae. 2009. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- MMA/ICMBio. 2009. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Encarte%201_c.pdf>. Acesso em 10 setembro de 2013.

- Sano, E.E.; Rosa; R.; Brito, J.L.S.; Ferreira, L.G. 2010. Mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal - Bioma Cerrado: ano base 2002. Brasília-DF. MMA/Série Biodiversidades, v.36. 96p.

Como citar

CNCFlora. Paepalanthus barbiger in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paepalanthus barbiger>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 11/11/2014 - 14:25:00